fbpx

Nascido no município de Itaberaba-BA, no dia 20 de dezembro de 1991, Renato Drummond Tapioca Neto é filho de Jorge Luiz Ribeiro Tapioca com Eliene Queiroz de Oliveira. Foi registrado com o mesmo nome de seu avô paterno, que pertencia a um ramo da família Drummond no Brasil.

Doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Renato é Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2017) e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2014).
Dedica-se à atividade da escrita e desde 2012 mantém o site Rainhas Trágicas, voltado para a História das Mulheres no Antigo Regime, assim como suas redes sociais no Facebook e no Instagram.

Nas horas vagas, gosta de exercitar a prática do desenho e da pintura.

Entre seus principais temas de interesse em pesquisa, destacam-se: Antigo Regime, Inglaterra Tudoriana, Brasil Império, Prostituição no Brasil Oitocentista, História das Mulheres, Gênero e Sexualidade, Literatura Brasileira e José de Alencar.

No ano de 2017, ele defendeu a dissertação intitulada “O Império e a Senhora: Memória, Sociedade e Escravidão em José de Alencar”, publicada pela Editora Dialética em 2023. Além disso, é autor do livro “Rainhas Trágicas: quinze mulheres que moldaram o destino da Europa”, lançado em 2016 pela Vogais Editora, de Portugal, com segunda edição publicada em 2022.

Atualmente, Renato é Funcionário Público da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e Professor Efetivo de História no Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas (Iaçu-Ba).

× Como posso te ajudar?