fbpx

A logo do IDII

Antiga Logo do IDII

A logomarca do IDII foi concebida, inicialmente, para apresentar os valores e os ideais neoabolicionistas de maneira emblemática e criar, graficamente, mais do que uma identificação, mas um estandarte à memória de D. Isabel do Brasil. Quando foi criada, a antiga logo do IDII apresentava um grande conteúdo simbólico e informativo, mas com pouca aplicabilidade em mídias impressas, bem como pouca fluidez visual. Para que fosse possível uma atualização, seus elementos precisavam ser compreendidos dentro de seu contexto para que uma mudança pudesse dar continuidade à essa identidade que é uma das principais características do Instituto.

Havia dois elementos claros, o quadrado formado pelas cortinas, e o círculo, representado pelo medalhão. Apesar de carregar grande simbolismo para a formação do IDII, a forma quadrada das cortinas, não favoreciam a leitura do todo. Junto à cortina, o filactério simbolizava o desvelar de algo precioso, o pergaminho desenrolava-se como que saindo da escuridão. As cores em tons de amarelo ocre, preto e marrom davam um aspecto de excessiva gravidade à logomarca, igualmente, a grande quantidade de elementos visuais e gráficos dificultavam a apreensão do todo. Além disso, um dos elementos mais importantes de toda a marca, a camélia pintada com tons de ocre apenas remetia a uma camélia branca como eram as “camélias da abolição”.

Atualização da logo do IDII

Quando uma atualização foi proposta, esse processo se deu de maneira democrática e, tendo a aprovação de todas as pessoas conselheiras em assembleia. A proposta era tão somente uma atualização que preservasse o caráter emblemático da logomarca, dando mais fluidez à imagem ressaltando a perenidade dos valores neoabolicionistas.

A medalha com a efigie de D. Isabel manteve-se como o principal elemento, com a camélia branca que simboliza o comprometimento da Redentora com o movimento abolicionista, do qual fez parte. O filactério também foi mantido, agora como elemento único que dá suporte à imagem com beiras douradas mantendo o tema do amarelo ocre original, mas excluindo-se da composição o preto e o marrom que davam excessivo peso à imagem. Reduziu-se, por tanto, a palheta ao Amarelo verde e branco.

Com essa atualização abrem-se possibilidades de diversificação da identidade visual do IDII para aplicações específicas, bem como a criação de versões mais simplificadas e contemporâneas para aplicações diversas em oportunidades futuras.

Prof. Me. William R. Quintal
Artista Visual, Educador e Historiador da Arte
61 9 8310 9418 / 31 3442 3530
www.pulodosapo.com
× Como posso te ajudar?