fbpx

Promovendo a cidadania

Enquanto instituição cultural e entidade de pesquisa histórica, o IDII realiza, desde sua fundação, em 2001, no Rio de Janeiro, atividades acadêmicas em parceria com universidades e centros culturais governamentais ou privados, que envolvem palestras, seminários e exposições.

Em 2005, realizamos o primeiro simpósio nacional do IDII, sobre o neoabolicionismo. De lá para cá foram muitas as inserções do IDII na seara educacional, sempre em parcerias no Terceiro Setor. A maior parte desse material pode ser consultada no blog do IDII.

A partir de 2022, finalmente organizamos a área de cursos do Instituto, que são voltados a História do Brasil e História Global, mas também a todas os demais campos do conhecimento técnico-científico em Humanidades.

Conheça os cursos e o time de professores do IDII e venha ampliar seus conhecimentos conosco!

A “Anunciação do Senhor” através da História da Arte

O anúncio do arcanjo Gabriel a Maria, para os cristãos, marca o início da chegada do Messias. O tema foi explorado por inúmeros artistas desde o começo do cristianismo tanto no Ocidente como no Oriente.
Os pintores basearam-se no texto do Evangelho de São Lucas para plasmar o momento em que Maria responde a interpelação de Gabriel. No entanto, nos séculos XIX e XX, alguns autores recorreram à versão do Evangelho apócrifo de Tiago para recontar este acontecimento.
Neste minicurso vamos comparar as diferentes visões realizadas desde a Idade Média até o séc. XX em torno à Anunciação. Tomaremos como exemplo os quadros de Fra Angelico, Leonardo da Vinci, El Greco, Caravaggio, Bartolomé Murillo, Émille Bonard, Djanira, entre outros, para entender estilos artísticos tão diversos como o gótico, o Renascimento ou o impressionismo.
Venha conhecer mais sobre a história da arte através do nosso minicurso, que será ministrado on-line, em modalidade síncrona, no dia 25/03/2023, às 15h (horário de Brasília-DF).

Instrutora: Juliana Bezerra de Menezes
Juliana Bezerra de Menezes é formada em História pela PUC-Rio, se especializou em Relações Internacionais pela Unilasalle-RJ e é mestra pela Universidade de Alcalá, Espanha. Lecionou história no ensino fundamental, foi redatora de conteúdos de história, política e sociologia online; e desde 2013, trabalha como guia de turismo em Madrid. Autora do perfil @rumoamadrid onde enfoca a capital da Espanha através da arte e cultura.

Realização e cerificação: Instituto Cultural Dona Isabel I a Redentora (IDII).

• Carga Horária: 3h/aula.
• Local e data: Aplicativo GoogleMeet (não é necessário baixar o aplicativo) 25/03/2023 – 15h (horário de Brasília)
• Investimento: R$ 57,00.
• Pagamento via PIX para o IDII (05874977000151).

Inscrições e envio do comprovante de pagamento para financeiro@idisabel.org.br

 

Harry, Duque de Sussex, um príncipe entre dois mundos (08.02.2023)

Nos últimos anos, a vida do príncipe britânico Henry Charles Albert David (*1984), neto da Rainha Elizabeth II (1926-2022) e filho da Princesa Diana (1961-1997), tem gerado imensa especulação nas mídias. Ele acaba de lançar um livro autobiográfico, “Spare”, traduzido em português como “O que sobra”. Além disso, ele e a mulher, a atriz norte-americana Meghan Markle, têm participado de “talk-shows” e mesmo de um documentário para a rede Netflix.

Para conhecer textos e contextos acerca da vida do jovem Duque de Sussex, participe do nosso minicurso, que será ministrado on-line, em modalidade síncrona, no dia 08/02/2023, às 19h (horário de Brasília-DF).

Instrutores: Bruno da Silva Antunes de Cerqueira e Renato Drummond Tapioca Neto.

Bruno A. de Cerqueira (@brunoadecerqueira) é advogado, historiador, indigenista da Funai, genealogista, mestre em História e especialista em Relações Internacionais. É fundador e pesquisador do Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora (@institutodonaisabel), organização de memória dos abolicionistas do Brasil. É coautor, com Fátima Argon, do livro “Alegrias e Tristezas: estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil”, a mais importante pesquisa já publicada sobre a “Princesa Isabel”.

Renato Drummond (@renatotapioca) é historiador, mestre em Memória e doutorando em História. É professor da Rede de Ensino Público da Bahia. É fundador das redes sociais “Rainhas Trágicas” (@rainhastragicas_ofc) e autor de livro do mesmo nome, que trata da vida de dez soberanas emblemáticas da história europeia e de algumas mais familiares aos brasileiros, como D. Maria I, D. Carlota Joaquina, D. Maria Leopoldina e D. Amelia.

Realização e cerificação: Instituto Cultural Dona Isabel I a Redentora (IDII).

Carga Horária: 3h/aula.
Local e data: Aplicativo GoogleMeet (não é necessário baixar o aplicativo)
08/02/2023 – 19h
Investimento: R$ 57,00.

Pagamento via PIX para o IDII (05874977000151).

Inscrições e envio do comprovante de pagamento para financeiro@idisabel.org.br

Direito às Origens e à Ancestralidade (25.01.2023)

Para saber mais acerca da relação entre ancestralidade, genealogia, história e direito, participe do nosso minicurso, que será ministrado on-line, em modalidade síncrona, no dia 25/01/2023, às 19h (horário de Brasília-DF).

“O nome de alguém, na sua inteireza, é o que confere à pessoa a personalidade para o mundo das formas jurídicas, não se podendo falar de indivíduo ou sujeito sem a composição antroponímica de prenomes e nomes e mais aquelas que as culturas possam eventualmente conferir, como etnônimos e axiônimos, por exemplo. O Direito Genealógico congrega simultaneamente o direito à ancestralidade e o direito à singularidade personalíssima do indivíduo”.

Curso: Direito às Origens e à Ancestralidade: como se autoconhecer por meio dos antepassados?
Com o Professor Bruno Antunes de Cerqueira, advogado, historiador, indigenista da Funai e genealogista e especialista em Relações Internacionais.
Carga Horária: 3h/aula.
Realização: Instituto Cultural Dona Isabel a Redentora – IDII.

Dados e locais:
On-line a partir de Brasília-DF
25/01/2023 – 19h

× Como posso te ajudar?