A Presidente de Honra do IDII é Sua Alteza Real a Princesa D. Maria Elisabeth de Orleans-e-Bragança, Senhora Pablo Trindade de Souza, uma das trinetas primogênitas da Redentora — e, também, homônima, já que o prenome Elisabeth significa Isabel.

D. Maria Elisabeth nasceu no Rio de Janeiro, em 1982, sendo primogênita do Príncipe D. Francisco e da Princesa D. Claudia de Orleans-e-Bragança, nascida Claudia Regina Martins Godinho.

D. Francisco é filho de D. Pedro Henrique (1909-1981), neto e sucessor da Redentora, e de D. Maria da Baviera (1914-2011).

D. Maria Elisabeth graduou-se em Medicina na Universidade Gama Filho (RJ), em 2005, e fez a especialização em Pediatria no Instituto Fernandes Figueira de 2006 a 2008.

Já pertenceu aos quadros da organização internacional Médecins Sans Frontières, que se dedica a ajudar populações vulneráveis no mundo inteiro; entre 2009 e 2010, D. Maria Elisabeth trabalhou voluntariamente em Moçambique, na África, e Honduras, na América Central.

Casou-se na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro em agosto de 2011 com o também médico Pablo Trindade de Souza (*1980), especialista em Cirurgia Plástica. O casal tem duas filhas e mora no Rio.

D. Maria Elisabeth sucede na Presidência de Honra do IDII a sua prima-irmã, D. Isabel Maria Eleonora de Orleans e Bragança e Baère de Araújo, que foi desposada pelo Conde Principesco Alexander de Stolberg-Stolberg, em 2009, e vive em Luxemburgo.